top of page

Melhores maneiras de controlar sua montagem

Montadores sempre trabalham com tempo. Na timeline claro, mas mais especificamente fora dela, com cronogramas, prazos e toneladas de materiais brutos. E ter o domínio de software, coordenação dos atalhos e personalização de layouts pode parecer bobagem, mas o ideal é que a gente perca cada vez menos tempo com atividades "mecânicas" do processo e ganhe mais tempo pra fazer o que realmente importa: montar. E ainda, para nós apaixonados por montagem, ficarmos sentados horas e horas durante o dia, fazendo sempre os mesmos movimentos com as mãos, pode produzir uma série de problemas nos tendões, circulação do sangue, etc. Então, agilizar esse ataque ao material é primordial.

Sobre Keyboard Layouts

Essa é a parte que eu mais vejo montadores personalizarem. Sempre que chego numa ilha nova, com meus presets, vejo que outros já deixaram sua marca em forma de decisões que facilitam sua vida. O acesso rápido às ferramentas preferidas. Os famosos "shortcuts", caminhos alternativos e mais rápidos pra cortar, juntar, selecionar, enfim... montar. Aqui, não tem certo nem errado...

Alguns Exemplos:

O meu:

Eu acabo fazendo um híbrido entre softwares... O meu do Avid, acabou sendo influenciado pelo meu do Final que acabou desenhando o meu do Premiere e... Acho que tenho duas coisas para contribuir importantes:

1. Sempre me admirou o desenho dos shortcuts da Apple... os mais importantes são sempre perto da antiga "Maçã", o hoje, "command". Eles desenharam assim, pra que a mão esquerda não tivesse que navegar muito através do teclado. Está tudo na mão. Ao menos os mais importantes ou urgentes como o adorado "undo". Os meus desenhos de keyboard, em todos os softwares são feitos com esse conceito. Ou seja, o JKL viraram SDF, o IN virou E, o out, R... Essa alteração, também tira a minha mão esquerda do trackpad (ao ter que montar no lap - coisa que não curto, mas as vezes preciso fazer)

2. Numa certa tarde com muito material e muito pouco tempo, acabei desenhando um gesto no teclado que agora uso diariamente. A sequencia COPY/PASTE/NUDGE UP/DESELECT. Eu uso uma porção do teclado que acaba não tendo nenhuma função (pra mim) e alinho esses shortcuts para que num movimento rápido consiga realizar essa tarefa de, ao assistir o material, selecionar um trecho e fisicamente libertá-lo do material bruto. Isso me ajuda muito e faz parte da operação tediosa de apertar 9 teclas, virarem 4. Uma economia incrível de botões.

Sobre Controladores da mão esquerda:

O teclado "normal" foi desenhado para que a gente componha palavras por um conjunto de letras. Então, as letras mais usadas e suas combinações ficam perto umas das outras. Já os controladores, foram inventados pra que as pessoas jogassem jogos o dia inteiro e isso não acabasse com suas articulações. Neles a gente consegue colocar os shortcuts que a gente mais usa na ordem que for mais adequada. Aqui, a mão esquerda, a do JKL, fica vestida dessa maquina pra resolver as operações mais rapidamente. E ainda, anatomicamente muito mais confortáveis que o teclado normal. Eu já usei dois: O G13 (da Logitec) e o Orbweaver (da Razer). Os dois tem coisas muito interessantes... Vamos por partes, jack:

O Orbweaver


Primeiro, ele é lindo. Tem luzes que você ajusta a intensidade e que na ilha escura, fica muito massa. Parece uma ferramenta do futuro. Claro que não é só de beleza que vamos falar. As teclas mecânicas são obra de muito estudo para os caras da razer. Eles tem o objetivo de, não só fazer a experiência do tato mais agradável, mas a sonora também. As teclas fazem um barulhinho muito agradável que fazem a diferença quando a gente tecla zilhões de botões por dia. Ele tem peças móveis para que você adapte a sua mão. Ou seja pra quem tem mãos pequenas, como eu, ele é extremamente anatômico.

Quando você compra um Razer, deve fazer uma conta e baixar um software na maquina para poder configurar. Mas uma vez feito isso, você está pronto pra rodar. Aliás, essa é o único defeito que eu consigo apontar. Já tive problemas com esse software. Como ele já caiu algumas vezes na minha mão, eu faço o login e trabalho com ele offline. Assim, ele não dá tanto pau. Mas fora isso, ele é demais. Levinho, adaptável, e vai fazer você não só mais rápido, mas mais maneiro.

O G13

O G13, é mais duro. Mas é meu preferido. Ele é mais pesado, mas tem as funções internas dele que são ótimas. Ele tem uma tela onde você consegue não só visualizar umas coisas legais, tipo email, mas configurar para que ele toque uma música de tanto em tanto tempo pra te ajudar a lembrar de levantar (por exemplo). Tem um detalhe que funciona muito melhor que o razer que é a ferramenta localizada para o dedão. Muito mais precisa e funcional. Ele também precisa de software pra rodar, mas vc pode salvar seus profiles nele, o que ajuda muito já que se cair a internet tudo segue normal.

Ele é menos adaptável a tamanhos de mãos, já que ele é uma peça única. Isso pode ser um problema para algumas mãos.

Ambos tem MACRO KEYS! Que é um adianto gigantesco já que em uma tecla você consegue colocar um monte de atalhos em sequência. Eu uso bastante esses teclados e toda vez que tenho que editar sem eles por alguma razão, me arrependo. Eles não só aceleram o processo, diminuem o esforço. E nós, nos esforçamos bastante dentro da ilha. Hora de gastar a energia na montagem!

Aqui tem as configurações do grande Jair Peres (@jairperes):

Sobre controladores da mão direita:

A mão direita também se ocupa (ainda mais pra geração que veio do FCP) de clicar zilhões de vezes durante o dia. Então, há de se pensar um pouquinho em sua saúde também. O Mouse básico acaba obrigando a mão a movimentos não muito ergométricos: como esse de mover a mão lateralmente. Já as canetas das tablets, são de ergonometria milenar. Nós usamos ferramentas de escrita há muitos anos dessa forma, então, tem algo de bom de cara. E pra mim, pra fazer efeitos, não tem comparação com o mouse.

Eu tenho uma Tablet da wacom (altamente recomendada!) exatamente como essa aqui ao lado. A minha é das mais simples, custa algo em torno de R$ 300,-. Mas eu uso diariamente e quando não a tenho na ilha, sinto muitas saudades.

Também, pra quem não gosta das canetas, existem várias alternativas que são bem interessantes. Como mouses mais inteligentes com atalhos. Ainda não tenho um, mas estou com muita vontade de experimentar. Os famosos da Razer, podem ser chamativos, mas parecem ser uma boa idéia. Eles tem mil atalhos ao lado do mouse que podem reduzir a quantidade de cliques e movimentos para realizarmos uma operação.

You Might Also Like:
bottom of page